Analise de Figh Night Champion

07-03-2011 17:08

A série Fight Night é uma exceção dentro da Electronic Arts. Ao contrário de séries como FIFA, Need For Speed, Tiger Woods, entre outras, um novo jogo Fight Night não é lançado anualmente, o que permite um maior cuidado na produção e uma maior inovação de jogo para jogo. Já lá vão quase dois anos desde Fight Night Round 4, que foi aclamado como sendo o melhor jogo de boxe naquela altura, impressionando em todos os seus aspectos. Será que Fight Night Champion consegue elevar ainda mais a série?

Algo que certamente vem ajudar nessa tarefa é o novo modo "Champion", uma adição muito bem-vinda e diferente do conhecido modo "Legacy", que será abordado posteriormente nesta análise. O papel deste novo modo é pura e simplesmente contar uma história. O personagem principal e cujo controlamos é o pugilista Andre Bishop. Neste modo iremos acompanhar o seu desempenho desde os seus tempos como peso-médio, até se tornar campeão de pesos pesados.

Não pensem que este modo resume-se a ganhar uma dúzia de combates e avançar em frente, há muita trama, emoção e drama pelo meio, e o contar da história assume um nível muito cinematográfico, é quase como ver um filme. É um modo surpreendemente aditivo, que até terminar não dei muita atenção aos restantes dos conteúdos que Fight Night Champion tinha à oferecer.

Além da história, o que torna este modo "Champion" atrativo são os desafios únicos que cada combate dá ao jogador. Num dos combates teremos que aguentar um corte grave feito bem acima do nosso olho. O objetivo é, portanto evitar que o oponente consiga danificar ainda mais o golpe, o que significa que teremos de dar atenção extra à nossa defesa e contra atacar no momento ideal. O desafio será maior conforme forem avançando, mas a sua perícia e técnica de combate irá também aumentar naturalmente à medida que forem jogando, desta forma a dificuldade nunca será elevada (a não ser que optem pelas dificuldades acima do normal logo no começo).

Existem até duas formas de controle para facilitar a adaptação em Fight Night Champion, é possível utilizar os quatro botões principais ou optar pelo "Full Spectrum Punch Control" com o uso do analógico direito. Ao contrário de Fight Night Round 4, não é necessário fazer movimentos circulares estranhos, basta pressionar uma das direções. Apesar de serem capazes de jogar e vencer de qualquer uma das maneiras, a primeira é mais limitada, enquanto que analógico permite utilizar um maior leque de socos, já para não falar que é também mais fácil conseguir combinações mais rápidas.

É notável que a movimentação dos pugilistas bem como a forma como atacam foram melhoradas, atingindo um nível quase perfeito. A forma como a cara dos pugilistas vai ficando desfigurada e a forma como o sangue se espalha pelo corpo e ringue foram alvo de uma afinação. Como já é tradição em Fight Night, o detalhe e fidelidade dos lutadores assustam com o seu nível de realismo. É um verdadeiro espetáculo ver as repetições em câmera lenta com a cara do oponente ficando deformada com o impacto da nossa luva. Mais realismo só apenas na realidade.

Outra novidade na jogabilidade é o "power modifier" que agora pode ser utilizado qualquer tipo de soco. Apliquem esta modificação no momento correto após um contra-ataque e o oponente sentirá os danos. Não irão conseguir um Knockout imediato, mas os estragos ficam feitos e em rounds posteriores poderá fazer toda a diferença.

Fight Night Champion é uma recriação fiel do mundo do pugilismo, e como tal, ganhar um combate nem sempre significa ser o mais forte ou conseguir acertar mais socos. Não tarda muito, perceberão que pensar um pouco na parte estratégica é algo vantajoso. Tudo começa com as habilidades do lutador que escolhem, alguns são mais rápidos e com maior stamina, outros são mais fortes e com maior resistência. Mas não é tudo, durante o combate há que ter cuidado com o desgaste do lutador, é importante executar um soco quando sabemos que há probabilidade de acertar. Dar socos à sorte irá cansar mais rapidamente o lutador, algo que terá consequências nos últimos rounds do combate.

Se isto lhe parece complicado, podem contar sempre com o "Training Mode" onde existem várias possibilidades para melhorar a sua técnica e que cobre tudo aquilo que precisam aprender para serem campeões em Fight Night Champion.

O modo "Champion" é espetacular por si só, mas depois ainda temos o tradicional "Legacy mode" que tenta recriar a rotina de um pugilista. Aqui começamos em baixo de todo e o objetivo será, portanto, ir subindo no ranking até ganharmos um título. Antes de alcançarem este prêmio máximo, terão que ter paciência, tempo e dedicação. Além disto, as suas habilidades como pugilista não serão suficientes para obter sucesso, é necessário igualmente uma capacidade de gestão.

Depois de agendarmos um combate, seguem-se quatro semanas de preparação que requerem treino. Antes de avançarmos para o dito, há que escolher um ginásio para a nossa preparação. Cada um deles irá valorizar determinados parâmetros do nosso pugilista. Escolher não basta, para treinarmos num ginásio é preciso dinheiro, e aqueles que são os melhores exigem uma elevada quantia monetária. Apenas numa fase mais avançada poderão ter o luxo de treinar num deles. Nestas quatro semanas devemos também dar atenção à stamina, não convém treinar até à exaustão, terão que gastar pelo menos uma semana para dar descanso ao pugilista.

A experiência para melhorarem o pugilista é ganha tanto nos treinos como nos combates (embora nos combates seja maior). Pouco a pouco irão começar a notar a evolução e melhor desempenho do pugilista. O modo "Legacy" é basicamente isto, consiste em evoluir e ganhar experiência até atingirmos o ponto máximo. Ao princípio não é tão atrativo como o "Champion", mas à medida que vamos progredindo começamos a gostar cada vez mais.

O modo para criar um pugilista é competente, embora não tenha a liberdade e opções do mesmo modo em Smackdown vs Raw. Ainda assim, é louvável que não seja notável uma diferença entre os pugilistas criados e aqueles que vêm incluídos no disco. Quem tiver a PlayStation Eye pode tirar uma foto e criar uma cara semelhante à sua. Outra opção é fazer o upload de um foto para os servidores da EA.

O online permite competir contra outros jogadores, sejam eles de outros países ou vizinhos e amigos. A novidade é que podem criar os seus próprios ginásios e convidar outros jogadores para se juntarem. Dentro do ginásio poderão surgir rivalidades, ou se quiserem, podem também criar rivalidades com outros ginásios.

Fight Night Champion é mesmo aquilo que o nome indica, é o Campeão do gênero. Em comparação com Fight Night Round 4, não revoluciona, mas melhora praticamente em tudo. Se quiserem sentir a emoção e adrenalina deste esporte sem estarem dentro do ringue, melhor opção não vai encontrar. Fight Night Champion é o expoente máximo na série.
 

Fonte: Eurogamer.pt

—————

Voltar


Contacto

Otaku Soul

Mande-nos uma sugestão para o site adoraremos recebe-las.

Mande com o assunto "Otaku Soul"


Tags

—————